Sobrevoando
o Rio Uruguai
Pois este blogueiro andou sofrendo um percalço com seu
Kitfox, lá por 2012. Uma ponta-de-eixo inventou de quebrar em pleno pouso. Como
meu KF é para piloto-raiz, trem convencional, quando o triângulo do trem, sem
pneu, tocou no solo, deu a lógica: pilonagem, embora a baixa
velocidade.
Resumindo: ponta da asa quebrada e alguns pequenos danos em
outras partes, mas que exigiam uma conscienciosa revisão. Curto dos pilas, para
variar, tive que ir adiando o conserto. Com isso era obrigado a alugar aviões
ou operar com drones.
Precisando fazer umas fotos na região de São Borja e, até um
pouco afastado dali, contatei o Frizzon e combinamos alguns voos, com seu
pássaro prateado (o Cessna 140).
Na região que ele conhece muito bem, a fronteira, tudo
transcorreu dentro dos conformes, sem maiores sustos, tanto da parte dele
quanto de mim.
Mas, sempre tem um mas, surgiu a necessidade de fotografar
para as bandas de Santa Rosa, que não é muito pertinho. Ainda mais para um
Cessna 140, com motor mais potente e, por isso, limitado na autonomia.
Tudo planejado "nos mínimos detalhes", tipo assim,
vamos costeando o rio Uruguai e, lá em cima a gente deriva à direita, que
chegaremos a Santa Rosa onde, esperávamos, o abastecimento estivesse
funcionando em pleno sábado.
Decolamos cedo, para não pegar muita turbulência e nos
fomos, "dê-lhe tirar retrato" de fazendas, granjas, vilas, cidades,
etc., sempre costeando o rio Uruguai, que estava cheio e tinha vastas áreas
inundadas.
Este fotógrafo já está acostumado com situações adversas e
nem enquentou a passarinha com o sobrevoo das áreas alagadas, sabedor de que, normalmente, a correnteza é forte somente na calha do rio.
Nas várzeas, dificilmente é forte, quase sempre as áreas alagadas não são muito
profundas e, por perto sempre há uma árvore, poste, moirão, algo onde o cristão
possa se agarrar até socorrido. Também considerando que o piloto/retratista é
metido a atleta e nada mais ou menos bem.
Assim, ao chegarmos nas cidades ribeirinhas, claro que
tínhamos que ir para a temida calha do rio, a fim de fotografar a cidade,
sempre atentos para não invadir a parte argentina do Uruguai (captaram a
inteligência do trocadilha?) ... Para mim, esse era o maior problema: los
hermanos nos acusarem de invasão de seu espaço aéreo.
E assim fizemos em Porto Xavier e Porto Lucena. Eu louco de
tranquilo, primeiro, por estar num avião bem mais estável do que a pandorguinha
do Kitfox e, em segundo lugar, porque se desse uma improvável pane no Lycoming
do Cessna, no planeio dava para chegar a algum local sem correnteza, mais raso
e com árvores e outros "salva-vidas".
Só que esqueci de avisar o comandante Frizzon.
Agora, quase dez anos depois o próprio me manda um whats
onde elogia as escrevinhações e relembra esta aventura, confessando,
literalmente, "quase sujei de barro as cuecas" ...
Outro incidente marcante nesse voo de longa duração foi o
cuidado com os níveis dos tanques. Como meus dois Kitfox sempre insistiam em
praticamente secar primeiro um tanque, para depois e se acontecesse, mudar para
o mais cheio (lembrando que não possuíam seletora, mas apenas um "t"
que recebia gasolina de ambos os tanques e a encaminhava para o carburador), ao
ver a seletora do Cessna em ambos e um dos tanques já quase na reserva, falei
para ele que talvez fosse melhor mudar para o mais cheio, a fim de evitar a
entrada duma bolha de ar no circuito de combustível. Aí, quem ficou de coração
na boca fui eu, pensando: daqui a pouco o motor tosse ou pára de vez. E o tal
tanque já quase no vermelho ...
O Frizzon muito do tranquilo: "Barbosa, te garanto que
daqui a pouco ele passa a chupar gasolina do outro." E acrescentava: "É mais seguro ter dois tanques à
disposição do que um".
Mas, e se numa curva, o tanque quase vazio mandasse uma
bolha de ar pro circuito?
Consegui convencer o homem a passar a seletora pro tanque
mais cheio e pousamos em Santa Rosa sem grandes problemas.
Vejam vocês: num mesmo voo, um piloto mais ou menos
experiente cortando prego, sem saber que o outro, também cancheiro, quase
borrara as cuecas com medo de transformar o Cessninha numa micro arca de Noé
...
Ah, e teve outra, que ele pede para relembrar:
Era inverno e não dava para encarar um voo sem a janelinha o
tempo todo, por causa do frio. Assim, apenas tiramos aquela hastezinha tipo
dobradiça, que permite abrir a janela totalmente, não apenas uma fresta e nos
fomos pras bandas de S. Luiz Gonzaga, Bossoroca, etc.
Na primeira abertura da janelinha deu-se a porqueira: uma
das dobradiças superiores não ficara bem travada e na hora em que sofreu a pressão
do ar em velocidade, desencaixou de vez ... Não sei como tive reflexo para
segurar a janela antes que arrancasse a outra dobradiça e fosse bater lá no
profundor, sabendo-se lá com que tipo de resultado ...
O piloto Frizzon também teve reflexo e reduziu a velocidade,
permitindo que eu conseguisse recolocar a janelinha no caixilho e improvisar
uma amarração com tensores que sempre carrego comigo nos voos.
O resto das fotos foram feitas através do acrílico, com
perda de qualidade, mas o que não tem solução, solucionado está...
O Cessninha da história - vermelho-e-prata - num evento em S. Borja. Em primeiro plano o Sonex do saudoso "Chiquinho", que faleceu em acidente com o mesmo, meses após este encontro. Tudo indica que houve um mal súbito que levou o divertido Chiquinho para voos em outras querências.
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Aproveitando a deixa, o Frizzon pede para avisar:
AEROCLUBE DE SÃO
BORJA ESTÁ EM ATIVIDADE DE NOVO.
No momento o avião usado para instrução
é um CAP-4.
Lembrando que lá existe alojamento para
os alunos.
Sucesso ao Frizzon e ao Aeroblube!
Fone do Frizzon: (55)99979-4415
Vídeo do CAP 4 e hangar do Aeroclube.
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Pensamento
do Diaz:
"Antes
de voar sempre vá ao banheiro e faça o número dois. Cagada se faz no solo ..."
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Se você tem alguma história para contar, sua ou de colegas, mande, que divulgamos. Se for cagada braba, mantemos o anonimato.
Fone/whats (55)99997-6269
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Avisos, alertas, compra-e-venda, mande que por enquanto é "de grátis".
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