domingo, 25 de outubro de 2020

São Gabriel - Dia do Aviador

 


Tapado de cerração

Amanheceu por aqui,

Na costa do Toropi.

Primeiro,  meu chimarrão

Depois me fui pro galpão

Adonde guardo o aparelho,

Sempre atendendo ao conselho,

Pra quem a voar começa:

No preparar vá sem pressa

Pra poder morrer de velho!


 

Na semana do Aviador

Se repete, sempre fiel,

Na grande São Gabriel,

A festa que é um primor.

E não é nenhum favor,

Que é das melhores, falar,

Vale a pena o índio voar,

Mesmo de pago distante.

É muito gratificante

Os amigos encontrar!



 

Consultei a "segurança"

"Será que dá pra voar?"

"Tu para de incomodar

E vai logo pra festança.

Te prepara pra lambança

Na hora da tua volta.

A sós, a gente se solta.

Coisa boa é fazer arte.

E tu faz a tua parte:

Aceita e não te revolta!"

 

Fui seguindo minha sina

De piloto, aviador,

Num trote de marchador,

Me fui comprar gasolina

Lá na venda da esquina.

Trouxe, então, pro meu box.

E não há quem não remoce

Conquistando a amplidão,

Inda mais se o avião,

É "crioulo", Kitfox!

 


Foi mermando a cerração.

O céu aos poucos se abrindo.

Aí eu me peguei rindo,

Faceiro de coração.

O voo sai e, então,

Solto o freio, sem barbela

Por que o Céu não tem cancela.

Vou no rumo do churrasco;

Que são bons, não fazem fiasco.

Sempre tá cheia a gamela!

 


Como era meio dia

Na hora da decolagem,

Chacoalhei durante a viagem

E isto ao velho judia.

O esqueleto pedia

Pouso imediato, de pronto.

Quase me paro tonto,

Mas o esforço  não foi  vão:

Pois mal pousei o avião,

A carne ficou no ponto!

 


Boa carne, boia boa,

Chopp e, também, cerveja.

Acho que até carqueja,

Pra não se ficar à toa,

Quando na tripa ecoa

O pedido de banheiro.

E o quera vai mui ligeiro

Se esconder lá nas macegas.

Se limpa e preserva  as pregas

No velho estilo campeiro!

 

Mas nessas horas, lhes digo:

O importante do ritual

É o convívio fraternal;

É o abraço do amigo,

Que nos oferece abrigo

E muita hospitalidade.

E que a grande amizade

Da Terra dos Marechais,

Cresça sempre, mais e mais,

Dure pela eternidade!





O blogueiro Lambe-Lambe, também conhecido como Barbosa, com seus 68 é um guri, perto do seu amigo Jader Dutra, o da direita, possivelmente o piloto mais "experiente" do Brasil, com seus 84 anos, muita vitalidade e amor à aviação.

À esquerda, outro ícone da aviação, Paulo Machado, piloto e construtor de aviões. Esse foi o tal que construiu um avião na garagem de casa e, somente quando ficou pronto, foi que se deu conta de que não tinha porta suficiente. Solução: derrubar parte da parede ... E ele não nega ... 



3 comentários:

  1. que legal!! lindo poema e que festa bacana!!
    Tá deixando a barba crescer pra fazer bico de papai Noel virtual?? rs

    Parabéns aos pilotos!! muitos céus de brigadeiro!

    B'Ju

    ResponderExcluir