quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Congelamento de Carburador

   O Medeiros falou no Forum da ABUL que pretende fazer um vôo onde as temperaturas estarão abaixo de zero e gostaria de saber dos riscos de congelamento. Respondo: grandes, grandes. Ainda mais se tratando de carburador à frente do motor. Há pouco tempo contei o "causo" de um vôo no Kitfox, com motor Rotax 912, carburador atrás do motor e, adivinhem: lá pelas tantas o motor deu uma tossida. E a temperatura era algo ao redor de 5 graus. Dei um jeito de descer com muita suavidade para pegar o ar mais  quente em menor altitude,   e voei mais quarenta minutos com o coração na boca. Lembre-se: não é apenas a temperatura que forma o gelo, mas a combinação de baixa temperatura com umidade.

   O meu palpite é de que instale uma mufla e teste muito bem nos arredores de uma pista, por um longo tempo. Somente depois arrisque. Sem aquecimento, eu, pessoalmente, não enfrentaria temperaturas negativas. Aliás, temperatura ao redor de cinco, quatro graus já é arriscada. Lembre-se de que a água tem temperatura específica menor do que o ar. E o fluxo passando com velocidade na "goela" do carburador, também diminui a tal temperatura. Andei escrevinhando no blog sobre isto. Acho que o título da matéria é "Sinuca de Bico", pois já detonei o 15 BIS por super-aquecimento e quase fui para o chão por congelamento, uma legítima "sinuca de bico". Coisas de quem mora em zona de clima louco, como o nosso, no RS, onde, no verão a temperatura supera 40 graus e no inverno vira negativa.

   Também enfrentei congelamento no Netuno, com motor Volks. Neste eu improvisei uma mufla e nunca mais tive problemas. Foi assim: coloquei uma mangueira metálica flexível na parte traseira do motor, captando o ar quente que ia diretamente para o carburador. Não tinha abertura e fechamento em vôo. Já decolava com ar quente nos dias frios. Perdia um pouco de potência, mas não toda a potência ...

   No 15 BIS, com motor Volks, a mangueira de óleo passava por dentro do cano da admissão, com dupla utilidade: resfriar o óleo e aquecer a admissão e o pé do carburador.

   Resumindo: minha opinião é pelo não voar em baixas temperatura sem aquecimento do ar.

   Em questões de segurança, nos casos de dúvida, não arrisque.



  

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