terça-feira, 9 de novembro de 2021

FEBEAPA - Festival de Besteiras que Assola o País (Estanislau Ponte Preta)

 


                "Até o tolo, quando se cala é tido por sábio." Salomão

 

            Ainda sobre o caso triste de Minas Gerais, já falei sobre a irresponsabilidade criminosa da grande mídia, explorando até a última gota de lágrima, até o último suspiro de dor dos familiares, amigos e fãs dos que perderam a vida naquela fatalidade.

            Mas não só a grande mídia como corporação, individualmente também há pessoas capazes de  darem metade da vida para aparecerem, nem que seja para falar cacaca.

            E, parece-me este é o caso deste tal de Lito, que nalgumas vezes até falou coisa com fundamento.

            Só que agora me aparece com uns dados estapafúrdios de comparação entre "aviação particular, não regular ..." e aviação regular.

            Vamos por partes, como diria o esquartejador:

            "Primeiramentes", no saber de sua Excelência, o Supremo Conhecedor da Aviação, o que V. Excrescência entende por aviação particular não regular?

            "Segundamentes" o que Vossa Suprema Burrice, entende por aviação regular?

            "Terceiramentes", se falou em aviação particular (essa mesma irregular, que não cuida de seus aviões, o "supositório" lógico é que a aviação que quase não sofre acidentes (18.000% a menos) é pública.  E como sabes que esta aviação particular é desleixada se, justamente por ser irregular, faz ou deixa de fazer tudo na moita, não aparecendo nos misteriosos dados que estudaste?

            Continuando: pelo seu brilhante raciocíncio, aviação pública é a não particular.  Assim,  apenas os aviões da FAB, do governo federal, estadual e municipal seriam os que recebem manutenção adequada...

            Depois que sua Excelsa Inteligência conseguir nos mostrar o que é uma  e outra destas novas categorias de aviação, nos mostre quantos aviões estão na irregular e quantos estão na regular ...

            Bem, quer parecer a este humilde escrevinhador que aviação irregular, como o nome diz, é a aviação clandestina, sem registros e controles. Avião irregular, não vai procurar a ANAC e registrar os acidentes e incidentes que possam acontecer. Se seus acidentes e incidentes não são registrados, qual a mágica aplicável para se conseguir dados confiáveis para comparar acidentes com aviões regulares  e os irregulares?

            Quartamentes, insinuar que avião particular (partindo do pressuposto que avião particular seja o que não presta serviços a terceiros) não tem uma boa manutenção, assim, generalizando é uma imbecilidade e atestado de QI baixíssimo, que dá vontade de rir para não chorar. Vamos pegar o caso do dono da Havan, por exemplo, que comprou um jato particular que vale uma fortuna. Além do avião valer uma fortuna, achas tu, oh Supremo Conhecedor de Tudo em Aviação, que o sujeito, ambicioso como é, com sua empresa abrindo uma ou duas lojas por dia, vai querer jogar tudo no lixo, especialmente sua promissora vida, para economizar trocados em revisão?

            Se eu não sou tão inteligente e supremo conhecedor quanto Vossa Estultície, ficou mais ou menos implícito que aviação regular, não particular seria a aviação das "linhas aéreas regulares".

            Se formos pegar os acidentes conhecidos, os únicos que podem aparecer nas estatísticas (pois a irregular escamoteia seus dados por lógica pura e simples), possivelmente teremos mais acidentes com aviões da chamada aviação geral (que não faz linhas aéreas regulares - a grosso modo) do que acidentes com os aviões de linha aérea. 

            Mas, para cada avião de linha aérea, quantos "particulares irregulares" existem? Não falaste nisso por distração ou má intenção? E onde estão os tais dados que estudaste? Só sua Excelsa Sapiência os pode acessar?

            Por ter mais aeronaves em voo,  lógico que o número de acidentes com a aviação geral seja maior, mas, evidentemente nunca chegaria aos estratosféricos 18.000%.

            Oh, sabidão, vou citar Disraeli, que sempre dizia: "existem três tipos de mentira - a comum, a deslavada e a estatística".

            Pois bem,  ainda pode piorar. A mentira da estatística burra e mal-intencionada.

            Que, parece, é o caso.

            Já que defendes com tanto ardor a aviação regular (que não sei exatamente qual é, no teu ponto de vista) mas supunhetando que seja a das linhas aéreas regulares, não quiseste comparar o número de mortes que uma e outra causa. Estranho, não? Ou seria: lógico, sim?

            Cada avião da tua "regular" que cai leva consigo mais de uma centena de pessoas.

            Ah, e não me venhas com chorumelas de que sou um desconhecido, um pilotinho privado, com apenas umas seis mil horas de voo em aviões particulares, irregulares essas coisas.

            Sou-lho e com orgulho e isso aos sessenta e nove anos.

            O orgulho de dizer que já enfrentei oito pousos fora, em aviões irregulares e particulares e saí ileso de todos. Será que na aviação "regular" eu teria tamanha "sorte"? Será que um pouso fora com um Boeing vai ter tantas possibilidades de sair todo o mundo inteiro?

            Já falei e repito, quem realmente é um ás como piloto, não fica tentando aparecer a qualquer custo e fazendo declarações espetaculosas, as quais somente servem  para afastar muita gente boa da maravilhosa arte de voar.

            Quando for falar em aviação, mostra primeiro o teu currículo como piloto, a tua experiência de cabine em aviões regulares, porque particulares e irregulares não valem para um piloto em tão elevado nível.

            Ah, e mostra os dados que levaram ao miraculoso cálculo dos 18.000 %.

            Enquanto não conseguires responder bem a estas e tantas outras perguntas que tuas declarações de bocó-de-argola nos trazem à mente, que tal, no dizer "sábio" do piloto Nelson Piquet sobre o "grande jornalista" Galvão Bueno:

            - Por que não para de cagar pela boca?

            E mais não digo porque eu falo besteira e assumo, mas não fico querendo falar bosta travestida de conhecimento.

            Mas que barbaridade!!! Até eu gostei ...


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