sábado, 28 de julho de 2018

Piloto de Ijuí Desaparece com seu Avião em SC


Avião e piloto de Ijuí desaparecem durante voo em Santa Catarina
http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/Geral/2018/7/657283/Aviao-e-piloto-de-Ijui-desaparecem-durante-voo-em-Santa-Catarina

Segundo informa o Correio do Povo, o piloto é Ubirajara Moreira da Silva, nataural de Ijuí, de 78 anos. 
   O desaparecimento da aeronave ocorreu por volta de 11 h e 20 min da manhã de sexta-feira.
   No Blog Quilombomais, informa-se que se trata dum Conquest 180, prefixo PU-OGL.

http://quilombomais.com.br/farol/quilombomais/blog/cidadania/aviao-desaparecido-pode-ter-caido-no-litoral-norte-de-santa-catarina/12601.

Atualização

   Segundo informa o Diego, após contato com o SALVAERO, o piloto decolara do Condomínio Costa Esmeralda, em Porto Belo. Logo a seguir teria enfrentado condições adversas (pouca visibilidade), consequente desorientação espacial e queda no mar. 
Alguns pertences já teriam sido localizados. 
   As buscas prosseguem. 
   

                        Foto do perfil do Facebook, do piloto Ubirajara Moreira da Silva

  O piloto desaparecido é pai do pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, pelo PDT, Pedro Fernandes.

____________________________
__________________________

O Vôo do Gaúcho

Pajadinha de Vilsom "Lambe-Lambe" Barbosa




Quando a estrela matutina
No romper da alvorada,
Vem me fazer a chamada
Pra ir tropeando minha sina;
Eu me despeço da china,
Dou adeus pro meu piazedo
E num trote vou, bem cedo,
Encilhar o meu cavalo.
Estão sabendo do que falo,
Que isto não é segredo.

         Com calma eu me aprochego,
         Já com saudade do flete,
         Que não precisa de brete
         Pra receber o pelego,
         Esperando no sossego
         O cuidado do peão.
         E toda preparação
         Desde quando ela começa
         Deve ser feita sem pressa
         Como ordena a tradição.

Tal como o pingo sestroso
O avião requer carinho.
Humilde, eu me avizinho
E de grã-coisa não poso,
Que o bicho é mui dengoso.
Que todo o gaúcho entenda:
Pra que a existência renda,
Exagere no cuidado.
Sempre lhe faça um agrado,
Como se fora uma prenda.

                   A ração é pro bagual
                    Como pro avião, gasolina.
                   Não compre em qualquer esquina,
                    Faça o que   manda o manual.
                   Segurança é essencial.
                   Não saia pruma tropeada
                   Com gasosa batizada,
                   Que a estrada do firmamento
                    Não terá acostamento,
                   Pro “causo” duma parada.

Nos cascos dou uma bombeada,
No pêlo uma geral.
Avalio o animal,
Como pruma carreirada.
Mesmo o que parece nada
Merece toda a atenção,
Pois a sorte do peão,
Depois de empeçada a lida,
Poderá ser decidida
Pela sorte do avião.

         Na ponta dos cascos estando,
         Totalmente o aparelho,
         Pra voar, dispenso o relho,
         Pois o bicho está mascando
         O freio e vamos rumando
         Levantando certa poeira,
         Observando a maneira
         De ir para o largador,
         Que no falar de aviador
          Se  chama de cabeceira.

E o momento esperado
É chegado, finalmente,
A  manete toda à frente,
E se vai o pingo alado,
Num galope acelerado,
Comandado pelo peão,
Até vir sustentação
E ser possível a chamada;
O flete dá uma empinada
No rumo da amplidão.

         Unidos, pingo e peão,
         Vão beber da mesma fonte,
         Que brota no horizonte,
         E pelo espaço se vão.
         Ronca motor, coração
         Bate, no tranco da vida,
         E a rota a ser escolhida
         Passa rio, cerro e coxilha,
         Relembrando o farroupilha
         Que nos legou esta lida.


E por viver a emoção
De galopar no infinito,
Me pego soltando um grito
De orgulho em ser peão
E ter por pingo um avião.
Me   tapo, assim,  de vaidade.
E em minha felicidade,
Nada há que me desbanque,
Pois, no dizer de Yupanque,
“Minha noiva é a
Liberdade.


____________________________________________________________________ 

        
        
        


        


                  
                  


         


Nenhum comentário:

Postar um comentário