domingo, 4 de novembro de 2012

Recomeçando os "avoos"

   Como vocês já sabem "assucedeu-se" um incidente aeronáutico com o Kitfox, quando a ponta de eixo resolveu quebrar-se e ver se eu conseguia fazer o pouso com um pneu só, mas sem saber que havia perdido o dito.
   Deu a lógica.
   Pilonei.
   Agora, depois que acalmou-se a história da candidatura a vereador, onde o povo deu provas de que sabe votar muito bem e me deixou de fora ... vou voltando com os escritos ...
   Fazendo um parêntese: dos três únicos candidatos a vereador com curso superior, sabem quantos se elegeram aqui: nenhunzinho.           
   Inclusive este escrevinhador.
   Tinha até gente que no horário político se gabava de ser semi-analfabeto, outro vangloriando-se de que não tinha cultura e por aí a fora.
  Tive vontade de devolver o diploma de bacharel em Direito, cancelar a OAB, o CRECI, o brevê. Afinal, para que serve preparo aqui nestas bandas?
   Mas, voltando aos assuntos aéreos:
   Sabem por que pilonei?
   Les conto, como diz o Deoclécio:
   Foi trocado o sistema de freio a lona para freio a disco.
   Saliento que essa troca não foi feita sob minha propriedade, nem supervisão.
 Para que se acomodassem o disco, as pastilhas, etc., foi necessário alongar a ponta de eixo.
   Um fatorzinho de risco.
   Alongado o eixo, verificou-se que os rolamentos eram pouco menores no diâmetro interno. Que se fez?
    Torneou-se o eixo, tirando coisa de um, dois milímetros de material, num eixo já alongado.
    Outro fatorzinho de risco. Somado ao primeiro.
    Ao tirar-se o material, não se torneou em cone ou em curva: fez-se a mera diminuição de material em ângulo reto.
    Fatorzão de risco, que só um criança não vê.
   O fatorzão, mais o fatoresinhos, encaminhavam tudo para a cacaca.
  E ela veio. Demorou, milagrosamente, mas veio e comigo no tequinho ;...
   Não estudei engenharia, não sou mecânico, mas o bom-senso indica que não se poderia cometer três erros em cadeia sem que houvesse cacaca.
   Por que será que tudo quanto é ponta de eixo automotiva é cônica? Para aumentar a resistência, lógico.
   E como é que um mecânico ou engenheiro de aviação me faz uma coisa desse tipo? Alongar ponta de eixo, tirar material e, para completar, tirar de forma errada?
   Às vezes me dá vontade de largar tudo e entrar numa escola de mecânica, engenharia, sei lá. Garanto que esse tipo de coisa não faria.
   Poderia até fazer pior, mas esta foi de matar o guarda, ou esguaslepar piloto pobre de guaiaca ...
   Desculpem os bons mecânicos e engenheiros, mas detonei um rico aviãozinho, podia ter me quebrado ou ido voar lá em cima, por causa de comodismo ou erro injustificável de alguém que, ou não tem capacitação, ou tem, mas, pior, é preguiçoso e preferiu o caminho mais curto da gambiarra...
   Ainda bem que os bons são maioria, como diz a propaganda.

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