domingo, 13 de dezembro de 2020

O Tempo Passa - os Amigos Permanecem

Aeroclube de Montenegro


        Durante um bom tempo, entre 1997 e 2008 o blogueiro hangarava suas garças em Montenegro.

        Lá ficou, em primeiro lugar o "Marimbondo", apelido dado ao meu Netuno pelo Ricardo, por causa da cor, parecida com a do marimbondo caboclo, aquele da picada doída uma barbaridade e, para os alérgicos, podendo ser fatal. 



      Andei ganhando uma causa como advogado e os pilas permitiram comprar um Kitfox, o PP-ZXP, amarelo, o "Piu-Piu". Esse foi devidamente detonado aqui na chácara, num passeio de final de ano,  31 de dezembro de 1999, em São Vicente do Sul, onde estou morando agora. Houve um desacerto entre o avião e as estroncas duma porteira de lavoura de arroz. Voltei com ele desmontado para Montenegro. 

        

Essa é a foto que eles localizaram nos arquivos do Aeroclube.
                    
Em Montenegro, numa das tantas festas. No primeiro plano, um Tucano e lá no fundo o Kitfox do "Lambe-Lambe". A marca dágua é porque a foto foi feita num conjunto de amostras para clientes. 

Com o pai do "Louro José - Angelo Viegas" - o Ricardo, numa navegação a Bagé.

        Aí os pilas andavam curtos e o jeito foi comprar  o Pober Pixie, de cujo prefixo não me lembro agora. Fiquei com ele hangarado no SSNG até 2002, quando o motor Continental 65 entregou a rapadura, por idoso ...

        Pilas curtos de novo, sabem o que fiz? Recomprei o Netuno "Marimbondo", que ficou comigo até 2004, quando um paulista o levou. 

        Tive a sorte de, com uma pequena quantia além da recebida pelo "Marimbondo" comprar o famoso "15 BIS", construído pelo saudoso Marcos Ramão Ledur. Era um projeto curioso, resultante dum cruzamento de lagartixa com porco-espinho, na realidade dum Netuno com  Kitfox, mas que deu certo uma barbaridade. Tanto é que com seu valente motorzinho VW 1600, um carburadorzinho original, voou comigo até 2010. Neste ano o manicaca aqui, escolheu o dia mais quente, 10 de fevereiro, com temperatura de 40°, para voar. Deu a lógica: o motor superaqueceu, fui pousar numa lavoura de melancia, mas os plantadores agora usam munchões e, sem saber da novidade, achando que era terra plana, fiz o pouso de emergência justo na perpendicular dos tais munchões. 

        

                            15 BIS decolando em Montenegro.

Depois do voo a 40°. 


      Esse foi o último tequinho que hangarei em Montenegro, até 2008. 

        Foram dez anos de convívio com o pessoal, muita festa, muitas cervejadas aos finais dos sábados de voo.

        E as festas de final de ano? Teve uma em que me programei para não retornar a Porto Alegre e dormir no sofá da secretaria. 

        Fi-lo e quem gostou, mesmo, foram os mosquitos, pois eu estava anestesiado ... Acordei com picadura (de mosquito) até embaixo das unhas ...

        Pois dia desses o "Louro José", que é o Ângelo Viegas, filho do Ricardo, me mandou uma mensagem no Face, com uma foto do Kitfox "Piu-Piu". Diz que encontraram remexendo nos arquivos do Aeroclube.

        Para retribuir a gentileza, posto aqui as fotos duma camiseta que adquiri, acho que nos 60 anos do Aeroclube e que, acredito eu, talvez seja a única daquelas que ainda existe. 

            


Aqui, junto com os seguranças, defronte ao luxuoso hangar do "Lambe-Lambe", cujas portas ainda são de lona plástica, por escassez de trocos. 



Junto ao Kitfox atual, que está à venda, o PU-FVC. Dá para ler no logo do Aeroclube: Desde 1949.



Essa é a prova de que a gente não esquece os verdadeiros amigos, tanto que mantenho essa camiseta com cuidados especiais e só a uso em momentos realmente importantes. 

        Meu abraço a todos os amigos de Montenegro e votos de que possamos comemorar a festa impedida deste ano, por causa da Covid, logo, logo. Se não me convidarem, pego os seguranças, o tresoitão, visto a camiseta, monto no Kitfox e vou aí deixar esses hangares virados numa peneira de tanta bala ...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário